Politécnico de Leiria incentiva partilha de veículos e o uso de bicicletas

Por Alexandra Barata
"A Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria está a desenvolver um projecto destinado a reduzir os impactos ambientais decorrentes dos hábitos de mobilidade dos estudantes, através do incentivo da partilha do automóvel e da utilização de bicicletas.

A partir de hoje, os alunos do instituto terão à sua disposição, a título gratuito, seis bicicletas no campus 2, onde se localiza a ESTG e a Escola Superior de Saúde, e mais seis nas residências, junto ao edifício sede do politécnico. A segunda fase do Biclis, que será apresentada hoje, pelas 17h, no auditório 1 da ESTG, insere-se no âmbito do projecto Students Today and Citizens Tomorrow.

"O projecto tem como principal objectivo a mudança de atitudes dos principais responsáveis pela introdução de políticas de mobilidade e transportes", explica um comunicado do instituto. Para tal, a instituição aponta para a "necessidade do seu envolvimento na manutenção e promoção de hábitos sustentáveis". Deste projecto, resultou a criação da Biclis e a aplicação do Gotocampus, que consiste no incentivo à partilha de automóveis entre os elementos da comunidade académica. As pessoas interessadas em participar no projecto só têm de solicitar ou oferecer boleia a alunos, docentes e funcionários do campus 2 através do site http://gotocampus2.ipleiria.pt.

Além de se pretender estimular a prática de exercício físico através da utilização das bicicletas, estes projectos contribuem ainda para a redução da emissão de dióxido de carbono e para a diminuição dos custos das deslocações dos utilizadores do campus 2."



Fonte:
http://jornal.publico.pt/noticia/30-03-2010/politecnico-de-leiria-incentiva-partilha-de-veiculos-e-o-uso-de-bicicletas-19094274.htm

Sem comentários:

Enviar um comentário