Plano de Mobilidade Pedonal da Covilhã

A cidade da Covilhã tem um programa exemplar de promoção da mobilidade pedonal, da autoria do Arq. Nuno Teotónio Pereira.
Esta ponte é uma das obras que materializam este plano, em conjunto com o elevador de Stº André, em funcionamento há vários anos, e muitos outros que lhe seguirão.
O paradigma da mobilidade urbana está a mudar e a Covilhã está na vanguarda da promoção da mobilidade pedonal.
O elevador de Stº André é grátis, e pretende-se que os outros também o sejam. Este será um modo de concorrer com o automóvel.
Com a implementação do Plano de Mobilidade Pedonal, os Covilhanenses poderão deixar o carro em casa e percorrer a cidade a pé, com ajuda mecânica nos trechos mais difíceis.
A revista Travel & Leisure considerou a Ponte Pedonal da Carpinteira um dos  oito destinos mundiais de design, tendo publicado no seu sítio o seguinte texto:.
"World's Coolest Design Destinations
Pedestrian Bridge in Covilhã
High-style pedestrian bridges are popping up all over: an epic example now spans the Hudson River at Poughkeepsie, New York, and residents of Copenhagen are looking forward to next year’s completion of the Cirkelbroen. But the most impressive of all may be in Covilhã, Portugal, where Lisbon-based minimalist architect João Luis Carrilho da Graça’s walkway zigzags high above the Carpinteira river valley."

Imagem:
Jornal do Fundão
Fonte:

Sem comentários:

Enviar um comentário