Autarca incentiva uso da bicicleta em deslocações de serviço

"Presidente da Câmara Municipal de Murtosa, que se desloca diariamente para o trabalho em bicicleta, pôs à disposição dos funcionários oito velocípedes para pequenos trajectos.

O presidente da Câmara Municipal de Murtosa, que se desloca diariamente para o trabalho em bicicleta, pôs à disposição dos funcionários da autarquia oito velocípedes para pequenos trajectos de fiscalização de obras ou manutenção escolar. 
O uso da bicicleta não tem carácter obrigatório, mas essa opção enquadra-se na política de mobilidade sustentável que o município vem seguindo há alguns anos, desde que implementou no concelho o projecto "Murtosa Ciclável" - de que resultaram já quase 21 quilómetros de ciclovias e as 36 bicicletas que a autarquia disponibiliza gratuitamente a quem pretenda utilizá-las.
"Todos os munícipes aqui andam de bicicleta, como é tradicional no concelho", garante Santos Sousa, presidente da Câmara Municipal.  

"A bicicleta é amiga do ambiente, da saúde e da economia"

A bicicleta "é um meio suave de locomoção, é amiga do ambiente, da saúde e da economia, e se os funcionários da autarquia a usarem para fazer pequenas distâncias estaremos a economizar dinheiro que é de todos os cidadãos", acrescentou. 
Para o autarca, há ainda vantagens na economia familiar: "Moro a cerca de cinco quilómetros da Câmara, venho trabalhar quase todos os dias de bicicleta e, à hora do almoço, uso-a para fazer mais uns dois quilómetros", revela Santos Sousa, sublinhando a economia que faz diariamente em gasóleo.  
"Também poupo nas idas ao médico porque andar de bicicleta é ter mais saúde", admite o autarca, referindo que a única diferença entre pedalar e conduzir um automóvel é que, no primeiro caso, se recomenda o uso de luvas.
Garantindo que viaja com a mesma roupa que usaria no carro, admite que a sua cara "está um bocadinho mais castigada" e as suas mãos "já não estão tão mimosas", mas "é-se compensado com a liberdade e as pessoas que se cumprimentam pelo caminho".  

Vereador do Ambiente "entusiasta há muitos anos"

Januário Cunha, vereador do Ambiente na Câmara de Murtosa, diz-se um "entusiasta da bicicleta há muitos anos" e exibe com orgulho o conta-quilómetros com que prova já ter pedalado mais de 1600 quilómetros. 
"Desde que não esteja a chover, venho sempre trabalhar de bicicleta", assegura.  

Funcionária adere à pedalada

Rosa Coimbra é uma das funcionárias da autarquia que se desloca em bicicleta para o trabalho todos os dias e já criou o mesmo hábito nas filhas, de cinco e nove anos.  
"De manhã saímos todas de casa ao mesmo tempo", conta. "A mais velha vai na bicicleta dela e a mais nova, como ainda é pequena, vai na minha, atrás". 
Rosa deixa as meninas na escola e segue depois para a câmara, num percurso que é de apenas um quilómetro em cada sentido, mas ao qual acrescenta, ao longo do dia, muitas mais pedaladas.  
Nas viagens pessoais usa a sua própria bicicleta, mas nas de serviço recorre a uma das que estão disponíveis no átrio da Câmara, porque "são mais ágeis e resistentes, e, afinal, fazem publicidade à Murtosa Ciclável".
Razões para a sua fidelidade ciclística, aponta várias: "Facilita-nos a vida, evita o sedentarismo e, ao preço a que está a gasolina, também ajuda a economizar. Além disso, permite-nos desfrutar melhor da paisagem. Vivemos num sítio bonito, mas no carro não olhamos para as coisas em condições e andar de bicicleta faz-nos ver tudo de maneira diferente"."
 
Fonte:
Imagem:

Sem comentários:

Enviar um comentário