Cidadãos de Torres Vedras incentivados a criar hortas domésticas

Foto: Foto: Adriano Miranda/arquivo
in Jornal Público, 13.04.2011
Lusa 

"Os cidadãos da cidade de Torres Vedras estão a ser incentivados a criar hortas domésticas onde possam cultivar alimentos e trocá-los com outros cidadãos, através de um projecto de uma associação cultural.
“Queremos contrariar a ideia de que em casa não se pode ter uma horta e que só é possível se tivermos um terreno”, explicou o director-executivo da associação cultural Transforma, Luís Firmo, que pretende incentivar os cidadãos a criar hortas domésticas em vasos que poderão ter na varanda, na cozinha ou em qualquer outro espaço da habitação.

Na feira rural da cidade, que acontece uma vez por mês, a associação vai ter uma banca onde os cidadãos podem deixar a produção excedentária, como morangos, ervas aromáticas ou legumes, e trocá-la gratuitamente por outros que não tenham.

Com o projecto, a Transforma quer trazer os cidadãos para as artes através dos hábitos do quotidiano.

Além de workshops para ensinar as pessoas a criar as hortas e dar a conhecer as melhores práticas de cultivo dos produtos, a Transforma vai também promover iniciativas que procuram incentivar os cidadãos a “dialogar com as artes” enquanto outras formas de cultura. Até Junho, estão agendados eventos relacionados com alimentação saudável e com a compostagem doméstica, mas também com a literatura alusiva, por exemplo, a vegetais e frutos ou com as artes plásticas.

A decorrer até ao final do ano, o projecto tem também uma vertente educativa, em que as crianças podem adquirir pequenos vasos com sementes para levar para casa e cultivá-las."

Fonte e imagem:

Sem comentários:

Enviar um comentário