"A Bicicleta - Ferramenta de Estratégia Energético-Ambiental "

Sessão Ponto de Encontro
22 de
Setembro - DIA EUROPEU SEM CARROS

Tema: "A Bicicleta - Ferramenta de Estratégia Energético-Ambiental " Orador: André Neves (Investigador na área da Mobilidade Sustentável na Universidade de Oxford)
Moderador: Duarte Mata (Câmara Municipal de Lisboa)

Resumo da Sessão:
Esta apresentação irá explorar o papel vital que a utilização da bicicleta pode trazer na promoção de cidades mais saudáveis e energeticamente eficientes.
Os modos suaves - andar a pé ou de bicicleta – são as formas mais sustentáveis de deslocação nas nossas cidades. Estes modos de transporte activo, além de introduzirem níveis recomendáveis de actividade física nas nossas rotinas diárias, são uma forte alternativa ao uso do automóvel, nomeadamente em deslocações urbanas ou de curta-média distância.
Ao contrário do automóvel, os modos suaves não são exigentes em matéria de recursos energéticos, nem responsáveis por elevados índices de poluição atmosférica e sonora, nem pressionam para a ocupação de espaço enquanto circulam, ou mesmo quando estacionados. Em articulação com o transporte público, constituem uma forte ferramenta para o cumprimento de metas de desempenho energético e ambiental.
Uma breve introdução, apoiada por estudos e exemplos internacionais mais recentes, irá discutir os benefícios dos modos suaves, a variação na taxa de utilização da bicicleta em diferentes cidades e a relação destes números com segurança rodoviária.
De seguida, serão debatidas e ilustradas medidas que podem promover uma maior utilização da bicicleta.
Por fim, discutir-se-á como intervenções integradas e complementares são fundamentais para o aumento significativo da taxa da utilização da bicicleta.

Horário e Local: 17h30 às 19h30 no CIUL - Centro de Informação Urbana de Lisboa (Picoas Plaza)

Sessões Ponto de Encontro gratuitas para Associados e alunos da Universidade Nova de Lisboa e do Instituto Superior Técnico.
Inscrições obrigatórias

Sem comentários:

Enviar um comentário