Manual de Boas Práticas em Espaços Verdes

"Os espaços verdes são concebidos para cumprirem determinados objectivos gerais e particulares considerando as condições físicas em que vão ser instalados e mantidos. Neste capítulo são revistos os aspectos fundamentais a ponderar no processo de concepção dos espaços verdes, incluindo factores económicos, ambientais, sociais e estéticos.

O sucesso dos espaços verdes depende em grande medida de factores ambientais locais, como o solo e a água, porque estes influenciam directamente o estabelecimento e o crescimento das plantas seleccionadas para constituírem a essência desses lugares. São, por esse motivo,desenvolvidos neste capítulo os temas da preparação do solo, rega, drenagem e a selecção e instalação de relvados e de árvores, arbustos e herbáceas. À medida que se expandem para áreas naturais, as cidades podem passar a incorporar alguns dos elementos originais dessas áreas que funcionarão no futuro como espaços verdes.

É apresentado, por isso, neste capítulo um conjunto de indicações muito valiosas quanto à preservação de árvores em locais de construção. Serão finalmente abordadas opções de utilização de materiais inertes, mobiliário, pavimentos e outros elementos.

O sucesso dos espaços verdes depende em grande medida de factores ambientais áreas naturais, as cidades podem passar a incorporar alguns dos elementos originais dessas áreas que funcionarão no futuro como espaços verdes.

É apresentado, por isso, neste capítulo um conjunto de indicações muito valiosas quanto à preservação de árvores em locais de construção. Serão finalmente abordadas opções de utilização de materiais inertes, mobiliário, pavimentos e outros elementos. dos espaços verdes, incluindo factores económicos, ambientais, sociais e estéticos.locais, como o solo e a água, porque estes influenciam directamente



Download de ficheiros.
Glossário (PDF - 418 Kb)
1 Análise do local e envolvente (PDF - 425 Kb)
2 Preparação do solo (PDF - 261 Kb)
3 Rega e Drenagem (PDF - 335 Kb)
4 Selecção e instalação de espécies vegetais (PDF - 1.913 Kb)
5. Sugestão de Espécies Vegetais para as condições da cidade Bragança (PDF -189 Kb)
6. Preservação de árvores em locais de obra (PDF - 389 Kb)



Manutenção e gestão.
Uma vez instalados, os espaços verdes necessitam de um conjunto de cuidados, permanentes ou temporários, destinados a manter as suas estruturas e funções. Estes cuidados consistem em práticas diversas, aplicadas principalmente a árvores, arbustos e relvados, de forma a assegurar a sua vitalidade e sanidade bem como outros aspectos relevantes, designadamente elementos estéticos.

Incluem-se neste capítulo de manutenção e gestão as práticas ligadas à fertilização, rega e drenagem, podas de árvores e arbustos, manutenção de relvados e protecção de árvores contra agentes nocivos. Uma vez que existem riscos associados à manutenção de árvores de grande porte em espaços urbanos, particularmente das mais debilitadas, dedica-se um sub-capítulo à sua minimização.

Outros aspectos fundamentais da gestão de espaços verdes são a manutenção de corredores ripícolas nas cidades, elementos essenciais da sua estrutura e funcionamento, o destino a dar aos materiais resultantes das práticas de manutenção, nomeadamente os resíduos de podas e dos corte de relva, e as regras de limpeza e segurança dos espaços verdes.

São ainda descritos os métodos seguidos na complexa tarefa de recolha, análise de utilização de quantidades muito elevadas de informação relativa aos espaços verdes e aos seus elementos constituintes. tão as práticas ligadas à fertilização, rega e drenagem, podas de árvores e arbustos, manutenção ripícolas nas cidades, elementos essenciais da sua estrutura e funcionamento, o destino a dar aos materiais resultantes das práticas de manutenção, nomeadamente os resíduos de podas e dos corte de relva, e as regras de limpeza e segurança dos espaços verdes.

São ainda descritos os métodos seguidos na complexa tarefa de recolha, análise de utilização de quantidades muito elevadas de informação relativa elementos estéticos.

Incluem-se neste capítulo de manutenção e gestão de relvados e protecção de árvores contra agentes nocivos. Finalmente, dedica-se atenção ao envolvimento e participação da população na gestão dos espaços verdes porque estes só fazem sentido se considerados em conjunto com os seus utilizadores que podem desempenhar um papel fundamental na sua gestão e na sua manutenção nas melhores condições.


Download de ficheiros.
7. Fertilização (PDF - 210 Kb)
8. Rega (PDF - 464 Kb)
9 Relvados (PDF - 611 Kb)
10 Manutenção de Árvores (PDF - 568 Kb)
11 Manutenção de Arbustos (PDF - 663 Kb)
12 Protecção das árvores contra agentes nocivos (PDF - 883 Kb)
13 Árvores de risco (PDF - 604 Kb)
14 Linhas de água e galerias ripícolas (PDF - 224 Kb)
15 Inventário e Gestão da Informação (PDF - 1.523 Kb)
16 Resíduos de Jardim (PDF - 190 Kb)
17 Envolvimento e part. da população na gestão dos espaços verdes (PDF - 249 Kb)
18 Segurança e higiene nos espaços verdes (PDF - 230 Kb)"

Sem comentários:

Enviar um comentário